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Sara Beauty

Um blog onde falo sobre diversos assuntos como maquilhagem, beleza em geral, inspirações, etc.

Sara Beauty

Sabias que não devias fazer este alongamento?

Fonte da imagem

Todos sabemos ou pelo menos deveríamos saber a importância de alongar depois de um treino. Os alongamentos que conhecemos têm diversas fontes, ora sejam os professores de educação física, os personal trainers e a internet.

Muitas vezes, não é que o alongamento em si seja mau, a sua execução é que não está a ser bem feita. Eu sempre fui pouco flexível e fiquei ainda mais traumatizada com os alongamentos quando tive um professor de educação física que foi substituir o meu e, no alongamento da foto que está em cima, como eu não alcançava o meu pé, o senhor colocou-se nas minhas costas e literalmente empurrou-me até que eu tocasse. A sensação? É que a qualquer momento os músculos da parte posterior da minha coxa iam rasgar a qualquer momento. Isto foi no 11º ano. Já lá vão quase 6 anos e a experiência ainda está bem marcada.

Uma das coisas que não se deve fazer em qualquer alongamento é forçar. A sensação deve de ser do músculo a alongar, deve ser desconfortável, mas não deve haver dor. Também não se deve bloquear a respiração e, em vez de forçar, devemos esperar até que o músculo se habitue ao alongamento e, quando sentirmos que podemos alcançar mais longe, porque a posição anterior está a ficar mais confortável, fazê-lo.

Hoje venho falar-vos sobre um exercício de alongamento muito feito, que não deve ser feito por todas as pessoas e alternaticas para o mesmo efeito.

A Cobra | Objetivo: alongar abdominais

 Fonte da imagem

Este é um exercício realizado muitas vezes em aulas de Pilates, não só como exercício de alongamento para os abdominais, como é também utilizado para fortalecimento dos músculos das costas e braços.

Quem é que por aí não sente um enorme desconforto ou mesmo for na região lombar quando faz este exercício? 

A Cobra é recomendado para pessoas com uma enorme capacidade de flexibilidade como ginastas e dançarinos, pois ao contrário do que está demonstrado na imagem, as nossas ancas devem de estar em contacto com o solo. O não ter flexibilidade suficiente vai criar uma grande pressão na região lombar, entre outras compensações que o nosso corpo irá fazer para alcançar o objetivo da posição.

Reparem na imagem seguinte, a posição dos cotevelos da modelo... Não parece que a qualquer momento ela vai deslocá-los? As ancas também não estão apoiados no chão.

Fonte da imagem

Nesta imagem, está uma correta execução deste alongamento. O pescoço encontra-se alinhado com a cervical e dorsal, as ancas apoiadas, os cotevelos a 0º de extensão (não parecem estar prestes a sair do sítio) e os ombros afastados das orelhas. 

Fonte da imagem 

Esta posição é proíbida para pessoas que tenham Dor Lombar Aguda ou Crónica, apesar de muitos instrutores de Pilates e Yoga afirmarem que ajuda a aliviar dor das costas.

 

Alternativas

Com esta conversa toda, é óbvio que eu tinha que deixar aqui umas alternativas que são bem mais fáceis de realizar. 

Uma delas é Espreguiçar. Todos conseguimos fazer, sabe tão bem e alonga não só os abdominais, como também os músculos das costas e alguns dos braços. E dá para fazer sentado, deitado ou de pé.

Fonte da imagem 

Meia cobra é uma alternativa à cobra, em que não chegamos à amplitude toda da posição original, e em vez dos cotevelos esticados, os antebraços ficam apoiados no chão.

Fonte da imagem

E se tens por norma dores nas costas e queres aliviá-las, uma alternativa é, deitado de barriga para cima, puxar os joelhos para o peito. 

 Fonte da imagem

Espero que tenha sido útil e se existir alguma dúvida, é só comentar!

PS: Está a decorrer um mini/flash sorteio no Instagram aqui do blog.

Beijinhos,

15 comentários

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Sobre Mim

SARA

Olá! O meu nome é Sara (tal como já deves ter percebido...) e sou licenciada em Fisioterapia. Como poderás ver por este blog, adoro maquilhagem mas o blog não trata apenas disso. Nem pensar! Outro assunto que abordo é exercício físico pois assim consigo partilhar alguns conhecimentos que tenho sobre o mesmo e mantenho-me motivada. Também há-de aparecer por aqui um cão Labrador, cujo nome é Ralph...

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