Longo caminho para o Sorriso #1
Desde março que eu comecei este caminho. Mais precisamente, no dia e hora em que eu completei 22 anos. Neste dia, pelas 10h da manhã, extraí o meu primeiro siso (primeira vez que alguma vez arranquei um dente) cirurgicamente. O primeiro de quatro.
O meu caminho irá ter várias fases: a primeira, a qual me encontro agora, é a extração dos quatro dentes do siso. O objetivo é retirar os meus dentes do siso, que ainda estão inclusos, logo tenho que extrair todos cirurgicamente, para ganhar espaço na boca (a minha boca é pequena e os dentes grandes, então acabaram por se acumularem). A segunda, será utilizar um aparelho para expandir o "céu da boca" e a terceira "endireitar" os dentes de cima e de baixo.
Tal como já disse, o primeiro dente tirei-o no meu dia de anos. Nunca será esquecido. Até agora, foi o pós-operatório mais difícil dos três que já tirei. A cirurgia correu um pouco fora do esperado, pois a dentista não tinha reparado o quão grande as raízes do meu dente eram. Não só isto, como as raízes agarravam o osso da mandíbula. Resultado: o dente foi cortado duas vezes e o osso da mandíbula foi também cortado. Durante a cirurgia senti algum desconforto, mas não era dor, tudo porque a força que a dentista teve que fazer foi muita. Este pós-operatório foi o mais difícil devido ao corte que o osso da mandíbula levou. Nem passados 20 minutos pós-cirurgia e ainda com a anestesia a fazer efeito, já sentia imensas dores. Eu tenho uma tolerância à dor grande, mas esta foi mesmo demais (sem vergonha, posso dizer que chorei). Medicação: anti-biótico, anti-inflamatório para as dores e inflamação e analgésico para SOS e ainda fazer gelo várias vezes ao dia. Dieta: apenas coisas líquidas e sem pedaços alguns. Lá como fazia anos, a minha mãe mandou fazer pão-de-ló com creme de ovos e mais nada para que eu conseguisse comer. Depois de comer o bolo? O meu estômago passou-se e comecei a ter dores intensas novamente que, mais tarde percebi serem um efeito secundário do anti-biótico. Três dias com dores de barriga logo a tomada do anti-biótico. Passados 10 dias, sentia os dentes sensíveis e formigueiros devido à recuperação do osso, mas era algo que eu me habituei e passados 15 dias, estava tudo normal. Ora, 15 dias depois, toca a voltar a inserir lentamente coisas mais sólidas pois a cicatrização estava a ir muito bem e o ponto há muito tinha saído. Só que houve um problema: um dia após eu ter voltado a comer sólidos, apanhei uma virose e andei dois dias praticamente sem comer. E assim perdi 3kg. De referir que nestes 15 dias não fiz qualquer tipo de atividade física por sentir que não andava a comer o suficiente para tal.
Segunda extração foi feita em abril, 1 mês e dois dias após a primeira extração. Desta vez, foi o siso superior direito para libertar completamente o lado direito. Senti dor mesmo no final da cirúrgia que me foi explicado ser normal porque era o dente a descolar do sítio onde estava. Cinco dias após a cirurgia, a cicatrização estava muitíssimo bem e já tinha autorização para comer coisas sólidas! No pós-operatório não tive qualquer for e até esquecia-me que tinha feito tal procedimento.
Terceira extração foi feita no penúltimo dia de maio. Adeus dente do siso inferior esquerdo! Neste momento, ainda estou a ter algum cuidado em comer apenas para o lado direito, mas está tudo muito bem! O ponto até saiu sozinho só que, como este era ainda mais longo que o primeiro que tirei, o buraco está a demorar mais para cicatriz a nível profundo. Não tive dores nem na cirúrgia nem no pós-operatório! Perfeito!
Agora? Só falta um, o siso superior esquerdo. Como este ainda era "bebé" quando fiz a primeira cirúrgia, desta vez resolvemos esperar mais de 1 mês para dar tempo para que viesse mais para baixo e que o corte na gengiva não seja tão profundo. Depois é esperar que esteja tudo cicatrizado para passar para a segunda fase!
Já passaste ou vais passar por um processo semelhante? Se tiveres alguma dúvida é só comentar que eu tento explicar tudo