Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sara Beauty

Um blog onde falo sobre diversos assuntos como maquilhagem, beleza em geral, inspirações, etc.

Dicas: Como começar a usar saltos/ Como aguentá-los durante mais tempo?

Quem é que não gosta de usar o belo do salto alto? Alonga as pernas, os músculos parecem mais tonificados, as pernas parecem mais finas, a postura do tronco melhora, já para não falar na auto-estima que sobe por aí acima mas, nem sempre este calçado é o mais confortável de se usar. Aliás, até pelo contrário... O desconforto de apoio constante apenas na parte anterior do pé, o encurtamento que os gémeos sofrem, o equilíbrio e a instabilidade no tornozelo que é preciso ter, etc. 

Sem mais demoras, vamos lá às dicas:

 

1. Andar sempre com pensos atrás.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu sou daquelas pessoas que em calçado algo que não seja ténis, passados 5 minutos tem feridas nos pés, nomeadamente na região do tendão de Aquiles. Para mim, trazer pensos é um must!

2. Usar almofadas de gel na região posterior e interior do sapato e/ou palmilhas de gel 

As primeiras vão de encontro à razão da minha dica 1. Uma vez comprei umas almofadas destas nos chineses e colei-as nos sapatos e mil maravilhas! Infelizmente a cola destas não dura muito, mas as almofadas também não são caras. As palmilhas de gel podem ser mais caras, existindo várias que permitem não só aliviar a pressão que o peso do nosso corpo fica a exercer na parte anterior dos nossos pés, como também torna tudo mais confortável e evitam que o pé vá, com a transpiração e com o andar, deslizando para a frente o que, é desagradável com sapatos e principalmente com sandálias.

3. Usar os sapatos em casa ou em shoppings.

 Esta é uma dica importante para cada acabamos de comprar uns sapatos novos. Não é lá muita boa ideia começar a andar por tudo o quanto é lado com eles, anda poucas distâncias e recomendo que andes sempre com outro tipo de calçado dentro da mala. Isto irá fazer com os sapatos adequiram a forma dos teus pés, principalmente se estes ao princípio estiverem apertados em alguma zona. Com isto, habituas-te também a andar com eles e ajudas a gastar a sola, para que este ganhe maior aderência ao chão, pois solas novas costumam deslizar imenso.

4. Creme refrescante para pernas e pés.

Com a pressão constante numa zona fixa do pé, a circulação pode começar a bloquear e começares a sentir os pés cansados rapidamente (também por não estares habituada a andar de saltos). Com o creme refrescante, os teus pés vão ficar como novos e super frescos, ajudando a normalizar a circulação sanguínea.

5. Descer as escadas é de lado.

Nunca viste mulheres de salto a descerem as escadas de lado? Esta é a maneira mais segura de garantires que não cais das escadas a baixo, evitando que o salto escorre. Subir é o normal e garante que o pé está bem seguro e que não escorregas.

6. Cruzar as pernas enquanto numa posição estática

Parece que, quando estás de pé e parada, a melhor posição para aguentares é cruzares os pés, um à frente do outro. Esta posição irá fazer uma melhor distribuição do peso e assim adiar o aparecimento da dor.

7. Nunca uses os meus sapatos dias seguidos, alterna entre os sapatos e altura dos saltos, de sem salto, para os mais altos, gradualmente.

Isto vai também evitar que ocorra um encurtamento nos teus gémeos e noutros músculos das pernas e tronco, vitando que comeces a ficar com cores, nomeadamente, na coluna.

8. Usa vaselina ou creme gordo para tornar os sapatos mais moles.

Aqueles sapatos têm aquela zona que está sempre a causar-te dores, feridas e bolhas? Antes de os calçares, aplica um pouco de vaselina nos teus pés e na zona do sapato que te magoa. Desta forma, o sapato ficará mais flexível e voilá.

9. Cola o 2º e o 3º dedo ou o 3º e o 4º.

Esta dica anda a circular o Pinterest, contudo, não há muito congruência... Uns dizem para juntares o segundo e o terceiro dedo e outros o 3º e 4º... Bem, isto tudo tem haver com um nervo que temos nos nossos pés e que é muito superficial, o que faz que seja facilmente pressionado, o que digamos que os nervos não gostam muito. Com esta dica, a pressão exercida no nervo diminui e diz Adeus às dores! Será? Sinceramente ainda não experimentei. Eu diria para teres cuidado e experimentares esta dica em casa, pois com o suor, o material que usares pode ou não fazer-te alergia. Usa cola adequada para a pele, como a do Kit dos primeiros socorros ou então o Kinesiotape ou o Rigid Tape.

d125ea36f4fdb269d4773807579fa6de.jpg

10. Alongar após descalçar

Como já referi, os gémeos sofrem bastante após andar algum tempo de saltos e, é importante realizar alongamentos não só para os gémeos, mas para todo o membro inferior, incluindo a anca. Vais ver que te vais sentir muito mais e com menos dores. Podes ver alguns exercícios aqui.

 

E aqui estão alguns dos produtos que eu fui mencionando ao longo do post:

E são estas as dicas que eu tinha para partilhar! alguma dica que uses e não esteja aqui?

PS: Sabias que a calçada portuguesa em Lisboa será substituída por alcatrão? Tudo isto para evitar que situações desagradáveis aconteçam, não só às mulheres que usam saltos altos, mas sobretudo população idosa que sofre imensas quedas devido ao facto de, com a humidade, a adesão dos sapatos à calçada é nenhuma, o que resulta em quedas e internamentos, por aí fora. Excelente notícia para todos, excepto para os amantes da calçada. Mas penso que nas regiões mais históricas, a calçada irá manter-se.

6 comentários

Comentar post

About Me

22 Anos. Estudante de Fisioterapia. Adoro Maquilhagem. A tentar ter um estilo de vida saudável. Adoro tudo o que tenha creme de ovos. Adoro doces. Adoro cães. Tenho um Labrador chamado Ralph.

Finish It Off!

Sem nenhum produto no momento

Parceiros

MakeupLovers - Maquilhagem, Produtos de Rosto, Corpo e Unhas

Instagram

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D