Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sara Beauty

Um blog onde falo sobre diversos assuntos como maquilhagem, beleza em geral, inspirações, etc.

Sara Beauty

05
Ago17

Dicas ao Sábado #10: Como livrar de dores musculares?

(Fonte da imagem)

As dores musculares depois de um treino são bastante comuns e são também uma das causas que levam muitas pessoas a desistirem de fazer exercício.

Estas aparecem quando os músculos acumulam ácido láctico, o que dificulta o movimento, parecendo que andamos enferrujados. O ácido láctico resulta de um esforço muscular acima do que a pessoa está habituada, o que acontece principalmente em quem não pratica exercício há muito tempo e depois recomeça, ou para quem nunca fez e agora está a mudar os seus hábitos.

A chave para evitar estas dores está nos alongamentos que devem fazer parte do treino, sendo feitos no final. Os alongamentos devem durar aproximadamente 10 minutos e cada posição para cada músculo ou grupo muscular deve ser mantida durante, no mínimo dos mínimos, 10 segundos, sendo feitas 2-3 séries do mesmo exercício, ou então mantém-se logo os 30 segundos. Ao alongar, deves relaxar e evitar-se bloquear a respiração. De maneira geral, é isto que se deve fazer.

Mas... e o que fazer quando no dia seguinte é que nos apercebemos que os alongamentos não forem suficientes?

Os banhos de água fria é uma prática comum no desporto e que tu também podes adotar. No verão até é algo fácil de fazer, basta ir dar um mergulho à praia ou à piscina. Mas não fiques quieto! Mexe-te, nada, salta, porque quando mais te mexeres, mais rápido o teu organismo vai absorver o ácido e mais rápido te livras das dores. Outra forma, este principalmente se as dores forem nas pernas, é dar uma caminhada de 10 minutos (ou mais). A razão é a mesma: quanto mais te mexeres, melhor.

Estas são algumas das formas naturais de lidar com este problema. Existe quem tome suplementos para o treino que ajudam com esta situação, e aqui já falamos de opções pessoais.

E não te esqueças de deixar as tuas perguntas para mim num comentário para a surpresa do 2º aniversário do blog!

9 comentários

Comentar post